sábado, dezembro 10, 2011

Sugestões de leitura!!!!


A Bruxaria Hoje, Gerald B. Gardner

Muito do que foi conquistado pela bruxaria nos dias atuais é devido a Gerald Gardner, que trouxe a público, de uma forma nunca antes feita, a antiga religião. A Bruxaria Hoje foi, e ainda o é, um importante marco nesta conquista. Um livro que traz os rituais como concebidos por Gardner, baseados nas mais diversas fontes.



O Significado da Bruxaria, Gerald Gardner

Você conhece as origens da Bruxaria? Sabe qual é a simbologia das velas, dos incensos e demais rituais de uma bruxa? Sabe o que é um coven, ou já participou de um sabá? Gerald Gardner, a figura mais importante no ressurgimento da Bruxaria, autor do célebre A Bruxaria Hoje e diretor do Museu de Magia e Bruxaria em Castletown, Ilha de Man, escreveu um livro a respeito desse assunto a fim de sanar as dúvidas e inquietações de correspondentes do mundo todo Eis alguns dos assuntos deste livro: · A Bruxaria na Bretanha; · Memórias e Crenças sobre as Bruxas; · As Origens da Bruxaria na Idade da Pedra; · A Bruxaria na Época dos Romanos e Saxões; · Signos e Símbolos; entre outros.

Os Mistérios Wiccanos, Raven Grimassi

Este livro é um guia essencial e completo para as pessoas que desejam compreender os variados aspectos da religião Wiccana, descobrindo os significados intrínsecos de seus ritos, crenças e símbolos. O que é Wicca? Em que os bruxos acreditam e o que praticam? Quais as bases históricas das crenças presentes na Wicca? Raven Grimassi responde a essas e a muitas outras questões e revela, principalmente, os ensinamentos dos níveis inciáticos da Antiga Religião. Desvendar os mistérios wiccanos pode revelar um mundo fascinante, que remeta à Europa pré-cristã, à antiga religião dos celtas e mostra que a Wicca está longe de ser uma reinvenção, como julgam os que desconhecem a tradição dos mistérios. As origens, as tradições e os mistérios da Wicca no mundo contemporâneo revelam-se neste livro de Raven Grimassi.
   
Enciclopédia da Bruxaria, Doreen Valiente

 Este é um livro de Bruxaria escrito por uma bruxa praticante. Trata-se de uma enciclopédia completa a ser usada pelos estudiosos deste assunto tão vasto e fascinante por meio de verbetes explicativos que vão de termos ligados à Bruxaria a uma síntese biográfica a respeito dos grandes nomes do mundo da magia e do ocultismo, como Aleister Crowley, Charles Leland, Gerald Gardner, John Dee e Margaret Murray.  A renomada autora, Doreen Valiente, estuda o oculto há mais de trinta anos. Ela foi iniciada em quatro facções diferentes do culto à Bruxaria que estão surgindo na Grã-Bretanha Este livro tem a intenção de ser uma contribuição séria ao estudo de um assunto que ficou no obscuro por muito tempo devido ao preconceito e ao sensacionalismo. 

Feitiçaria: a Tradição Renovada, Evan John Jones


Este não é um livro de Wicca. É, sim, um dos poucos livros sobre Bruxaria Tradicional já escritos no mundo e, provavelmente, o único traduzido para o português. Foi escrito segundo a tradição que era ensinada por Robert Cochrane na década de 50 no seu grupo chamado Clan of the Tubal Cain.
A primeira parte fala sobre os fundamentos da Arte, da sua forma de ver o mundo, da sua espiritualidade e religiosidade, além da sua História.A segunda parte fala sobre o coven e a sua organização. As funções de cada participante, bem como das iniciações. A terceira parte é dedicada aos instrumentos e símbolos da Arte e as suas consagrações. Disserta sobre a Faca, o Cordão, a Estaca, a Taça, a Vassoura, a Espada, o Caldeirão e o Crânio (e o seu uso oracular e de comunicação com espíritos). A quarta e última parte dedica-se aos rituais. Explica amplamente os quatro Grandes Sabás (Candelária, Véspera de Maio, Lammas e Véspera de Todos os Santos) e também o Ritual de Contrato (casamento bruxo). As instruções sobre jejum e purificação são muito úteis.
Oito Sabás para Bruxas, Janet e Stewart Farrar

Este é um livro que nasceu do amor e do comprometimento dos autores para com a grande mãe, difundindo de maneira série e objetiva a maneira como se trilham as veredas secretas da Antiga Arte.
Janet e Stewart Farrar há mais de dez anos estudam e praticam a bruxaria, sendo sacerdotes de um coven na Iralanda, onde os rituais expostos no presente livro foram criados. Rituais de extrema beleza e profundidade, que nos levam ao nascimento do paganismo e da tradição mágica ocidental.
Que cada bruxo que venha lê-lo saiba beber desta taça e entender, nas entrelinhas, a mensagem oculta.


O Poder da Bruxa, Laurie Cabot

 A conhecida bruxa de Salem rompe o silêncio e revela os segredos da bruxaria. Ensina como fazer poções, sortilégios, magia prática e construir altares. Para ela, a bruxaria é uma poderosa ferramenta para harmonização com a natureza.







Dançando com Feiticeiras, Lois Borne

Lois Bourne é uma das feiticeiras inglesas vivas mais conhecidas e amadas pelos seguidores da arte no mundo inteiro. Dançando com feiticeiras, narra em detalhes a sua profunda amizade com Gerald Gardner, um dos maios importantes e controvertidos feiticeiros do ramo tradicional. Além de Gardner, Lois teve outros amigos que compartilhavam com ela vivências iniciáticas – um deles foi Idries Shah, ocultista famoso, líder do movimento sufi em Londres, envolvido pessoalmente com os dervixes Mevlevi, na Turquia. Os leitores irão se deliciar com os momentos mágicos de Lois Bourne com Gerald Gardner na Grécia – os passeios do Partenon, a colina sagrada de Acrópole, Delfos, a cidade sagrada de Apolo. E, também se impressionarão com o assédio dos leitores de Bourne, que narra alguns encontros seus com duas alemãs que viajam à Inglaterra em busca de ajuda. Dançando com Feiticeiras é um conjunto de vivências, depoimentos, experiências dentro e fora do círculo mágico.

Paganismo: uma Introdução da Religião Centrada na Terra, Joyce e River Higginbotham

Se você tem curiosidade sobre Paganismo, esta é a obra certa para o seu estudo. Fornece fatos e informações sobre o Paganismo, a fim de ajudar o leitor a entender este movimento e fornecer ferramentas que lhe permitirão seguir adiante em seu desenvolvimento pessoal e espiritual. Ao ler esta obra, você poderá obter uma compreensão mais profunda sobre crenças, valores e práticas do Paganismo, bem como ter um entendimento maior de suas próprias crenças e valores.





A Dança Cósmica das Feiticeiras, Starhawk

A Bruxaria é uma religião que retira os seus ensinamentos da natureza e inspira-se nos movimentos do sol, da lua e das estrelas, no vôo dos pássaros, no lento crescimento das árvores e nos ciclos das estações. Obra clássica de espiritualidade que influenciou o movimento feminista. Para os interessados em se aprofundar nos conhecimentos de Bruxaria, este é um dos volumes indispensáveis sobre a Antiga Religião e a Grande Deusa.





Wicca: A Feiticaria Moderna, Gerina Dunwich

Wicca é uma religião de natureza xamanística, positiva, com duas deidades reverenciadas e adoradas em seus ritos. Wicca inclui a prática de várias formas de magia branca e ritos para harmonização pessoal com o ritmo natural das forças da vida marcados pelas fases da lua e pelas quatro estações do ano. Wicca é uma religião orientada para a natureza, e a maioria de seus membros está envolvida de uma maneira ou de outra com o movimento ecológico e com as reivindicações ambientais e atuais. Wicca não aceita o conceito arbitrário do pecado original ou do mal absoluto. Wicca não pratica qualquer forma de magia negra, não cultua o diabo, demônios ou qualquer entidade do mal. O dogma principal de Wicca é o Conselho Wiccaniano, código moral simples e benevolente: Sem Prejudicar Ninguém, Realize sua vontade.

Enciclopédia De Wicca E Bruxaria, Raven Grimassi

Um livro indispensável para os que procuram referência sobre o surgimento, a história e a cultura da Wicca e da Bruxaria Moderna. ENCICLOPÉDIA DE WICCA E BRUXARIA é o primeiro livro escrito por um Elder da Arte, que apresenta a Religião da Deusa como um caminho espiritual, associando conceitos religiosos e espiritualidade, tanto com a experiência histórica quanto com a prática moderna.Além das ricas informações sobre o folclore europeu e do ocultismo ocidental, relacionados a Wicca e a Bruxaria Moderna, o leitor terá acesso a importantes assuntos ligados à religião: teologia, história, lugares, objetos, rituais e praticantes de renome. Contém também, terminologias, referências bibliográficas, web sites, organizações, símbolos, etc. 


História da Bruxaria, Jeffrey B. Russel

Da feitiçaria antiga à implacável perseguição às bruxas; dos precursores da bruxaria moderna aos recentes movimentos neopagãos. Jeffrey B. Russell e Brooks Alexander percorrem um longo caminho para contar uma história que está nas entrelinhas da própria História. Uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora.
Freqüentemente listada como uma das obras referenciais para o estudo do tema, História da Bruxaria desvenda o lento processo de formação e transformação de um estereótipo que a mentalidade coletiva, a rigor, preserva até hoje. Reais ou imaginárias, as bruxas exerceram um papel singular em várias sociedades de diferentes épocas. Acreditemos ou não, a história não contradiz a máxima: que elas existem, existem.

Wicca: a Religião da Deusa, Claudiney Prieto


Um guia para quem deseja iniciar-se na religião wicca, que não tem dogmas e baseia-se na ética e na conduta pessoal. Práticas mágicas, invocações e rituais são explicados sucintamente. Às portas do século XXI ressurge uma Religião que se propõe celebrar novamente a Deusa Mãe e as forças da Natureza. Em ´Wicca, a Religião da Deusa´, Claudiney Prieto apresenta um livro esclarecedor para quem pretende se iniciar nela. Como Religião, Wicca não tem dogmas impostos. é uma forma de vida que inclui uma filosofia religiosa e uma filosofia ética, de conduta pessoal.



Wicca Gardneriana, Mario Martinez

Pela primeira vez apresentamos ao público um livro sobre Wicca que se propõe a descortinar um panorama ainda não revelado sobre a Antiga Arte. Diferente das demais obras sobre a Antiga Religião, nesta não existem encantamentos, rituais ou listas de divindades, que geralmente compõem a maioria dos livros sobre esse tema apaixonante.
Aqui, o leitor se defrontará com um dos maiores desafios vividos por todos os iniciados na Arte, desde tempos imemoriais: o próprio desenvolvimento. É sobre isso que este livro trata, apresentando algumas das antigas técnicas que fazem parte do aprendizado iniciático da Wicca Gardneriana.
Como temos sempre ouvido falar que o maior instrumento de um bruxo é o próprio bruxo, a importância desta obra é inegável para todos os que pretendem se dedicar a seguir a Antiga Arte, tanto os iniciantes quanto os praticantes mais experientes.
  
O Anuário da Grande Mãe, Mirella Faur

Apresentando 600 deusas, este calendário anual permanente, que inclui rituais, em várias tradições, além de ciclos lunares, reverencia, diariamente, todos os aspectos e atributos da Grande Mãe.Conecte-se com este poder.








Trabalho mágico para Covens - Edain McCoy 

 Trabalho Mágico para Covens é o primeiro guia para todos os aspectos do trabalho mágico em um grupo ou coven. Escrito por uma Bruxa que tem cerca de duas décadas de experiência mágica com a prática de grupo, este livro é ideal para praticantes de nivel intermediário começando um conven ou integrantes de um conven já existente que estão procurando por dicas e sugestões de feitiços.





Aradia, o Evangelho das Bruxas, Charles Leland

Em "Aradia: O Evangelho das Bruxas", Charles Godfrey Leland nos presenteia com o que podemos chamar de capítulo inicial de uma coletânea de cerimônias, feitiços e encantamentos. Nele, o autor traz a história de Aradia, bruxa enviada à Terra para propagar os ensinamentos da Bruxaria. No decorrer do livro, também são descritos os encantamentos, conjurações e invocações, no original em italiano, ensinados por sua mãe Diana, deusa das bruxas.




O Deus das Feiticeiras, Margaret Murray

Esta obra é um relato histórico e uma análise antropológica fundamental aos que buscam conhecimentos elementares sobre a origem dos principais ritos da bruxaria. Não deixa de ser um trabalho etnográfico, descrevendo minúscias do culto ao Deus de Chifres, falando sobre os adeptos, o clero, os rituais e as cerimônias mágicas e religiosas, bem como um capítulo inteiro sobre as vítimas divinas, os que morreram em nome de Deus nas ´santas´ fogueiras da Inquisição. É uma fonte preciosa de saber histórico e religioso.





O Culto das Bruxas na Europa Ocidental, Margaret Murray

Todo o movimento pagão, wicca e da bruxaria na atualidade é advindo, em grande parte, deste livro. Em O Culto das Bruxas na Europa Ocidental a autora relata a sobrevivência de um culto marginal vulgarmente conhecido como bruxaria. Este culto teve uma existência paralela aos cultos greco-romanos e mesmo ao cristianismo, as religiões do Estado.  Um livro de leitura imprescindível para todo bruxo, wicca e pagão.





Bruxaria Hereditária, Raven Grimassi


 Braxaria Hereditária: teria ela sobrevivido à Inquisição ou nem teria existido? Será que as Bruxas hereditárias têm se escondido tão bem e por tanto tempo que ninguém acredita mais nelas, mesmo que finalmente se apresente? Este livro versa sobre a Antiga Religião das Bruxas hereditárias e contém material de considerável antiguidade.

  

A Deusa Branca, Robert Graves

 A Deusa Branca é um livro extraordinário. Em seu prefácio, Robert Graves escreveu: "Minha tese consiste em afirmar que a linguagem do mito poético difundido na Antiguidade, pelo Mediterrâneo e pelo Norte da Europa, era uma linguagem mágica vinculada a cerimônias religiosas populares em honra á deusa-lua ou Musa, algumas das quais dotavam da idade da Pedra, a qual permanece como linguagem da verdadeira poesia". Ao defender suas idéias, Robert Graves empreendeu esta obra singular que constitui uma gramática histórica do mito poético.

  
O Mundo de uma Bruxa - Patrícia Crowther

 

 Patricia Crowther é uma das mais famosas bruxas do Ocidente. Foi grande amiga e confidente de Gerald Gardner, o homem que a iniciou na Arte da Sabedoria. Em O Mundo de uma Bruxa, Patricia, que também é Alta Sacerdotisa da Grande Deusa, faz um fascinante relato de sua vida de feiticeira. Conta como se tornou o alvo de rituais de Magia Negra, praticados por sacerdotes cristãos, e de como descobriu um antigo livro do século XVII, que narrava a tradição do uso da liga feminina por parte das bruxas. Os leitores irão se deliciar com o surpreendente relato das peregrinações de Patricia por lugares distantes, sempre procurando provas da existência da Deusa.Em sua análise do sistema de Graus na Arte, a autora cita a forma pela qual foi usado nos tempos antigos e fala sobre a sua amizade com bruxas, bruxos e ocultistas da estirpe de Ray Bone, William Gray e Ruth Wynn-Owen.

 A Feiticeira, Jules Michelet


 Jules Michelet, historiador, foi chefe da seção histórica dos arquivos nacionais da França, o que lhe deu acesso ao vasto material de pesquisa, pano de fundo desta obra. O ambiente desse período histórico é essencial, aliás, ao nascimento desse ser especial. A despeito do rótulo de romântico dedicado ao historiador, sua postura sensível diante da mulher, sua visão mesmo, é atual. Mais do que falar da feiticeira, o livro sublinha a essência da própria mulher, enaltecendo-a. No entanto, Michelet é escritor e, como tal, não foge à trama de seu enredo, que trata, como o título o diz, de um ente mágico. Sem deixar, em nenhum momento, de vangloriar a mulher, seja sob aspectos corriqueiros como o da vida doméstica, seja sob aspectos religiosos como a visão da Virgem, ele tem sempre como personagem a feiticeira. A breve apresentação dessa obra de Michelet, lida exaustivamente há décadas e décadas por diferentes gerações, pouco diz diante da magnitude do texto integral.

Guia Essencial da Bruxa Solitária - Scott Cuningham

 Este é um livro destinado a ter um notável impacto social. Baseado em quase duas décadas de prática Wiccana por parte do autor, apresenta um quadro eclético de vários aspectos dessa religião. Cunningham traz um sistema completo para o praticante solitário atingir um relacionamento mágico com a energia vital do universo, além de exercícios criados para desenvolver a proficiência em magia, um ritual de autodedicação, magia de ervas, rúnica e de cristais, e receitas para os festivais dos Sabbats. Escrito de maneira simples e acessível, esta obra integra tanto as artes mágicas quanto os aspectos religiosos da Wicca num todo harmonioso, pois trata-se de uma religião festiva que brota de nossa união com a natureza. Ela nos une às Deusas e aos Deuses, as energias universais que criaram toda a existência. É uma celebração da vida, positiva e pessoal. E agora está à disposição de todos.

A Casa Mágica, Scott Cunningham

A casa mágica pode ser sua. Não são necessários anos para que sua vida melhore, mas apenas seu desejo de alcançar o melhor para você e seus entes queridos. Por que não começar agora? Não é necessário nada além deste livro e das coisas que você já tem em casa. Você aprenderá encantamentos para prosperidade, amor e saúde; rituais simples para ajudar a purificar a casa, a proteger seus ocupantes, a transformá-la em um local onde os ritos místicos sejam celebrados como parte natural da vida.



 O Livro Completo de Bruxaria do Buckland, Raymond Buckland

O autor ensina nesta obra a história, a prática, a composição, as fórmulas, os mecanismos de magia, herbologia, adivinhação etc. da wicca gardneriana. Não apresenta apenas uma tradição, faz uma aproximação não sectária e mostra como o leitor pode estruturar a religião para que se ajuste as suas necessidades particulares.





O Guia da Tradição Wicca para Bruxos Solitários, Raymond Buckland

Alguns wiccanos não conseguem encontrar um coven; outros simplesmente preferem praticar a Bruxaria sozinhos. De um jeito ou de outro, a prática solitária é uma opção absolutamente válida, pois se baseia em tradições muito mais antigas do que as dos covens organizados.Conhecido como o pai da Wicca norte-americana, Raymond Buckland é autor de vários livros sobre todos os aspectos da Arte da Bruxaria. Este é o seu livro mais importante: um manual abrangente e moderno sobre a prática solitária da Wicca ao longo de todos os estágios da vida. Você vai aprender tudo sobre a Bruxaria, desde como se tornar um bruxo até como melhorar a sua vida por meio de encantamentos mágicos, rituais, tradições e celebrações.

 A Bruxa Solitária, Rae Beth

Neste livro a autora, desmistifica o conceito tradicional da bruxa como adoradora do diabo e instrumento do poder do mal. O livro traz de forma clara e objetiva os elementos da magia, o papel dos bruxos e a utilizaçào das fontes de energia da natureza na elaboração de rituais mágicos. Revelando a bruxaria como uma religião purificadora, fundamentada em um sistema de crenças e práticas encantadoras.




Por ora, basta. Os livros acima são os mais indicados e dos autores mais consagrados. Procure também outras obras dos autores citados, pois muitos deles têm diversas outras obras publicadas, tais como Scott Cunningham, Claudiney Prieto, Gerina Dunwich, entre outros. Alguns livros não são mais publicados e encontram-se, com sorte, em sebos. Você pode comprá-los em (lojas confiáveis)
Fonte: alemdofisico.blogspot.com

Um comentário: