quinta-feira, setembro 08, 2011

A LEITURA DA ORELHA E DO PESCOÇO

Os traços das orelhas externas humanas podem revelar as características individuais de: conhecimentos gerais, motivação, atenção, capacidade de síntese, dedicação ao trabalho e à família, perfil narcisista, dentre outros.
A orelha externa humana é considerada pela ciência moderna como o órgão de recepção das ondas sonoras, constituído pela orelha (propriamente dita ou pavilhão) e o meato acústico externo. Está separada da orelha média pela membrana timpânica. Em linguagem comum, o termo orelha significa apenas o pavilhão. Acredita-se que as orelhas assimilam as informações, auxiliam no nosso equilíbrio físico e tenham funções de percepção sensorial.
No registro psíquico, a orelha esquerda é a que melhor decodifica mensagens metafóricas. Com a orelha direita se compreende mais rápido o significado das palavras.
O psicanalista clinico britânico Phil Mollon, em seu livro O Inconsciente(2005) Duetto Editorial, afirma:O analista ouve com o lado direito do cérebro, o que é coerente com a recomendação de Freud de que “ele deve voltar o seu inconsciente, como se fosse um órgão receptor, para o inconsciente transmissor do Cliente”.
A leitura a seguir é  uma adição necessária para a técnica “Análise da Imagem Holística do Cliente,” facilmente encontrada no site http://www.holopedia.com.br/
Tem como objetivo acrescentar recursos para facilitar a análise e a interpretação dos mais recorrentes traços de orelhas e pescoço que podem ser revelados nas imagens do cliente. As expectativas são de aproximadamente noventa por cento de exatidão, possibilitando assim, revisões constantes capazes de conduzir o Terapeuta à percepção, a observação, a investigação e a avaliação da situação do cliente naquele momento.
Ousamos incluir apenas traços fundamentais que normalmente se apresentam no decurso da interpretação da imagem do cliente por armazenarem grande volume de informações, onde a versatilidade, a pesquisa e a atualização ressaltam as qualidades como o elemento de apoio à análise e interpretação.
I- Traço de orelha próxima à cabeça: pode revelar um cliente detentor de conhecimentos gerais, prevenido e motivador. Seu maior desafio poderá ser a demora na tomada de decisão acarretada pela verificação demasiada.
II- Traço fino de orelha grande e afastada da cabeça: pode revelar um cliente atento, com ótima capacidade de síntese e dedicação ao trabalho. Seu maior desafio poderá ser o de manter a modéstia quando não está no centro das atenções.
III- Traço grosso de orelha grande e afastada da cabeça: pode revelar um cliente rude, porém dedicado à sua família e obstinado na busca de seus objetivos. Seu maior desafio poderá ser o de fazer no sacrifício para conseguir seu desiderato.
IV- Traço de orelha pequena: pode revelar um cliente com perfil narcísico. Seu maior desafio poderá ser o de não sacrificar os outros para atingir suas metas.
Por outro lado, os traços do pescoço humano podem revelar energia física, pouca delicadeza, pouco sentimento, nervosismo e conveniência, dentre outras.
No registro emocional, acredita-se que se encontra no pescoço o processo de assimilação dos estímulos externos e internos que representam a medida da energia física, e na sua face posterior, a sensibilidade que ativa a vontade e o desejo. O êxito da terapia corporal do pescoço depende também do manejamento dos pés, dos tornozelos e da pelve.
A ciência moderna tem como paradigma para a definição do pescoço humano o segmento do corpo físico que une a cabeça ao tronco.
I- Ausência de traço de pescoço: pode revelar um cliente com limitações para falar e ouvir, às vezes ocultadas pelo seu grande talento. Apresenta-se moroso ou rápido em suas atitudes e decisões, mas é muito esperto e perceptivo.
II- Traço de pescoço curto, largo e forte ( I I ): pode revelar um cliente com muita energia física, pouca delicadeza e pouco sentimento. Quanto mais curto o pescoço, mais importância terá a terapia corporal nos pés e tornozelos. Seu maior desafio poderá ser definir e priorizar o que é urgente e o que é importante.
III- Traço de pescoço longo, estreito e fino ( ): pode revelar um cliente com fraqueza física e nervosa com o hábito de mentir por conveniência. Quanto mais longo o pescoço, cresce a necessidade da terapia corporal na pelve. Seu maior desafio poderá ser a de assumir uma postura confiável.
IV- Traço de pescoço longo e fino nas três imagens ( ): pode revelar um cliente que precisa definir o seu próprio espaço. Seu maior desafio poderá ser a convivência em relações mais próximas.
V- Traço de pescoço  com tamanhos diferentes ( I ): pode revelar um cliente com limitações para marcar sua presença, e não revelar o seu lado pessoal. Seu maior desafio poderá ser vencer a limitação para se expor.
VI- Traço de pescoço desconectado da cabeça: pode revelar um cliente preso ao passado e sempre à espera de estimulo externo. Seu maior desafio poderá ser o de definir o que quer e onde está o que quer.
VII- Traço de pescoço desconectado do tórax: pode revelar um cliente que está saturado com o que vem do externo, e que não se valoriza. Seu maior desafio poderá ser o de se adaptar às mudanças.
VIII- Traço de pescoço desviado para direita ou para a esquerda ( / /   \ \ ): pode revelar um cliente com limitações para objetivos e metas. Seu maior desafio poderá ser o de desenvolver perspectivas e planejamento.
IX- Traço de pescoço com gola de camisa ou gravata: pode revelar um cliente  que cria regras para si e para todos. Seu maior desafio poderá ser o de planejar o que é necessário e possível.
X- Traço de pescoço com lenço de laço e nó: excluindo-se a tradição ou um personagem, pode revelar um cliente cuja ação é estimulada pelo o que é conveniente para si, ou seja, “só vai na boa!”. Seu maior desafio poderá ser o de evitar estímulos nocivos.
XI – Traço de pescoço com lenço grande e solto: excluindo-se a tradição ou um personagem, pode revelar um cliente com as virtudes de aguardar sem ansiedade, mas sem passividade. É capacitado para o fazer e sempre busca o ponto de equilíbrio. Seu maior desafio poderá ser o de limitar em aguardar as suas próprias iniciativas.
Para os Terapeutas Corporais, talvez seja importante a observação da existência de dificuldades de localização do cliente. Para os Psicoterapeutas, será importante também a percepção da inibição e do número de vezes da ampliação das demandas externas do cliente.
Com base no exposto, acreditamos ter traçado uma sequência de procedimentos que facilitam sobremodo, as atividades de interpretação da imagem holística do cliente. Cabe ao Terapeuta saber quando aplicá-las, sempre tendo em vista não subestimar, mas evidenciar os valores do cliente.

Para saber mais: www.holopedia.com.br


Texto extraído de: http://www.sinte.com.br/revistaterapiaholistica/holopuntura-reflexoterapia/auriculoterapia/297-leitura-da-orelha-pescoco#ixzz1XNk43ZDd
Direitos Autorais: SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário