quarta-feira, janeiro 09, 2013

RADIESTESIA

                              

A Radiestesia é uma ciência tão velha como o mundo. É um prático e poderoso instrumento de conhecimento e auto conhecimento que através da utilização de aparelhos como varinhas, pêndulos, dual rod, aurameter, etc., identificam as vibrações energéticas dos ambientes, objetos e pessoas. Por exemplo: O pêndulo e o dual rod detectam as energias negativas que impregnam os ambientes e que são nocivas à nossa saúde (As causas podem ser naturais como falhas geológicas, lençol de água subterrâneo ou criadas pelo homem, como fios de alta tensão, microondas, etc.). O aurameter mede campos áuricos pessoais.



Pêndulos

 



Segundo historiadores e pesquisadores, como L. Chaumery e A. de Belizal, a radiestesia era utilizada desde a pré-história, constatadas pelos desenhos feitos pelo homem pré-histórico encontrado nos Pirineus e em documentos arqueológicos da civilização peruana. 




Também existem referências de seu uso na Bíblia, na passagem onde Óseias reclama do povo judeu, que ao invés de consultá-lo utilizava-se da varinha para descobrir as coisas.“A RADIÔNICA É O APRENZIDADO DA EMISSÃO DE ENERGIA A DISTÂNCIA COM O USO DE FORMAS OU DE APARELHOS”
As formas como o quadrado, pentágono, círculo, polígonos e ainda as conjugações destas diversas formas, são emissoras e ressoadoras de energia e podemos chamá-las de formas radiônicas.

A estas formas damos o nome de gráficos radiônicos, cada um com finalidade específica.




                                         EXEMPLOS DE GRÁFICOS RADIÔNICOS:

                                        TURBILHÃO

É utilizado para irradiação de energias que alimentam e aceleram o acontecimento de realizações materiais: Sucesso nos negócios, prosperidade, empregos, compras e vendas. Também é indicado para problemas de saúde.
Trabalhamos da seguinte forma:
Colocamos o objetivo (já potencializado no Decágono) no centro do Turbilhão.
Em cima do objetivo colocamos o testemunho.
No caso de saúde, podemos colocar sobre eles o nome do remédio.
Nos pedidos materiais, podemos colocar pedras ou metais.

                                           TRÍGONO

Gráfico formado por um Decágono potencializador de energia, um Turbilhão energético (força) e círculos protetores de energias sutil, desenvolvido para penetrar no âmago do sub-consciente.
Utilizado para proteção pessoal contra terceiros, na melhoria de negócios, saúde, dores, prosperidade, etc. Aconselha-se levá-lo em viagens como forma de proteção, para tanto, encoste-o na parte interna de sua mala principal.
Para atenuar dores, colocá-lo debaixo do colchão na direção do ponto da dor. Colocar o pedido e o testemunho por 2 horas no Desimpregnador e após, no centro do Trígono. Se for remédio ou receita médica, coloque sobre o testemunho e sobre ele, um cristal. Deixe atuar enquanto perdurar o problema de saúde.

                                            S.C.A.P. - Símbolo Compensador André Philipp

Este emissor radiônico é um neutralizador de ondas nocivas que teve origem nas pesquisas sobre ondas de forma de JEAN DE LA FOYE, complementadas pelo radiestesista francês André Philippe. Sua criação exigiu vários anos de pesquisas em numerologia, simbologia e energias de forma. Ele se baseia na lei de compensação das forças a partir da qual se pode neutralizar energias e radiações nocivas de qualquer natureza.
A dualidade e a trindade estão conjugadas neste símbolo, de modo a gerar uma perfeita harmonia das forças sutis. É representado em duas versões, uma com as letras hebraicas e a egrégora expressa pela palavra Jeová, “IAVE”. A outra, estilizada, proporciona os mesmos efeitos. Seu uso não exige orientação especial, podendo ser utilizada inclusive na vertical. A sua potência e raio de ação são diretamente proporcionais ao seu tamanho. Suas emissões ocorrem simultaneamente nos níveis físico, vital e espiritual. Seu uso regula automaticamente as quantidades das ondas magnéticas ou elétricas necessárias ao equilíbrio perfeito de um ambiente, aparelho, alimento, pessoa, animal ou planta.
Se colocado sobre um ponto geopatogênico ou foco de energias negativas , ele absorve e acumula parte de sua nocividade. Elimina Raios X, Gama, Verde Negativo Elétrico, emitidos por aparelhos elétricos ou eletrônicos, tais como: relógios elétricos, computadores, monitores, impressoras, vídeo cassetes, televisores, telefones, celulares, micro-ondas, refrigeradores, etc. Quando o foco nocivo é muito potente poderá ser necessário o uso de dois ou mais símbolos, a depender do seu tamanho.
É usado terapeuticamente como auxiliar de tratamento de doenças e vícios, pois toda cura é conseguida através do equilíbrio do espectro de energias sutis do organismo doente. Age também a distância, desde que colocado sobre ele o testemunho.

                                           QUADRADO MÁGICO

Compensador radiestésico, este gráfico é baseado na decupagem da palavra hebraica Unidade, cujo valor numérico é de 1+8+4 e na expressão sagrada do nome de Jesus. Reequilibra ambientes saturados por energias nocivas provenientes de estados de desequilibrio patológico e psicológico. Extremamente útil também em casos de magia quando a pessoa atingida encontra-se nervosa, inquieta, em decorrência do foco de energia intrusa.

                                          HARMONIA

Este gráfico representa o movimento de circulação da vida, sua transformação e regeneração através da cura holística.
Promove a confraternização entre os seres, harmoniza interesses e afetos, pedidos para resolver problemas difíceis, pedir inspiração, o equilíbrio e também fornece proteção.
Trabalha-se com o gráfico da seguinte maneira:
Num pedido individual, coloca-se o testemunho e o pedido no centro e nas pétalas podem-se colocar pedras de acordo com a indicação do pêndulo.
Para um trabalho de harmonização entre a família ou entre amigos, colocamos nas pétalas o testemunho de cada pessoa que se deseja harmonizar. No centro do gráfico coloca-se o pedido com um cristal programado e sobre os testemunhos uma pedra (rodocrosita).

                                          DIAFRAGMA

Gráfico radiônico que permite a neutralização de todo tipo de energias negativas. Para seu uso coloque primeiramente o testemunho (foto, cabelo, unha, assinatura em papel branco) no centro do Diafragma e sobre o mesmo um cristal cor de rosa, o qual, antes de ser utilizado, deverá ser lavado em água corrente, para limpá-lo, retirando qualquer tipo de energia nele remanescente pelo uso anterior. Após 1 hora, a pessoa estará neutralizada de qualquer energia. Convém deixar este gráfico radiônico, de tempos em tempos, posicionado num local discreto, com o testemunho energizando e protegendo a pessoa.

                                          DESIMPREGNADOR

Aparelho radiônico composto de Decágono, quatro círculos e setas no sentido da força centrífuga. Utilizado na limpeza, proteção e valorização do plano físico e material da pessoa. Proteção contra energias sutis, deletérias ou negativas.
utilizados na radiônica, empregados na cura, auxílio ou harmonização de pessoas e animais.
É utilizado também para desimpregnar a aura de pessoas que estejam sob influência negativa.

 

 

                                          DESENHO DE LUXOR

Tem o poder de minimizar a influência negativa do subsolo e energias contrárias ao nascer do sol. Se manifesta basicamente em três campos: proteção, cura e intuição.
Usar em locais onde existe presença de águas estagnadas e embaixo da cama, ,quando a cabeceira desta não estiver voltada para o norte e leste (posicionar o gráfico embaixo do colchão com a bolinha preta voltada para o lado da cabeceira da cama).

                                             DESEMBARAÇADOR

Aparelho radiônico potente, para dentro do possível, resolver situações e problemas para os quais não vemos saída imediata ou julgamos estar fora de nosso alcance. Procure utilizar somente em casos extremos, quando o assunto aparentemente estiver fora de alcance.
Coloque sobre o centro do gráfico o testemunho (foto, cabelo, unha, etc.) e sobre o mesmo, uma folha de papel em branco onde será escrito, a lápis, o pedido ou problema de forma objetiva e sucinta. Verifique (com o pêndulo) radiestesicamente como está o pedido, suas possibilidades e tempo de exposição.

                                         DECÁGONO

No campo da radiônica é utilizado para a criação de testemunhos artificiais e para ativar, ampliar, e sintonizar a energia dos pedidos.
Para a criação de um testemunho artificial, uma vez escrita a palavra ou nome é colocado no Decágono, e só após 1 hora ele estará impregnado e pronto, pelo raio da união da pessoa ou do objeto representado. Esta ligação se dará por ressonância.
Deve ser utilizado sempre, antes de qualquer trabalho, para desimpregnar o testemunho (foto, cabelo, saliva, escrita, etc).
O Decágono elimina as vibrações e energias indesejadas e valoriza e aumenta as energias do próprio testemunho. Para desimpregnar e eliminar somente vibrações nocivas, coloque o testemunho no centro do Decágono por 1 hora, pelo menos.
Segundo os pesquisadores, a criação das palavras é sugerida pelo que elas representam, impregnando-se da essência daquilo que foi simbolizado. Quanto maior o Decágono, mais rápido e eficaz será o processo.

                                         NOVE CIRCULOS

Gráfico idealizado pelos irmãos Servanx, na Bélgica. È usado para proteção das pessoas, animais e propriedades. Deve ser colocado em local discreto, no interior da casa, escritório ou automóvel. No centro dos círculos, coloque numa folha de papel branco, escrito o nome, endereço e propósito (proteção total) a lápis. Este papel, testemunho, deve ser energizado e preparado por 2 horas no Decágono, e após, colocado no centro do aparelho.
Lembre-se: “Toda vez que estiver em viagem (ônibus, avião ou carro) procure mentalizar os Nove Círculos, protegendo-se contra acidentes”.


                                         AUM

Este gráfico representa o símbolo do mantra AUM (om). Mantra (palavra) sagrado da cultura védica, ele representa o som primordial, criador de tudo que existe, o sopro de Deus. Em astrofísica é conhecida como vibração de fundo e existe em todo o universo (pode-se dizer que esse é o som do universo)Ao mesmo tempo, é a soma de todos os sons universais, a música das esferas. Todas as formas da existência soando em harmonia um canto ao criador.O início, o fim e o meioEste gráfico colocado numa parede harmoniza o ambiente, tornando-o muito agradável, além de nos abençoar e nos proteger.

                                         

                                           TAO

Milenar símbolo chinês, representa as 3 forças que constituem o universo: yang / positiva, ying / negativa, harmonizadas pela energia equilibrante do tao. É um símbolo da harmonia universal, de que tudo é cíclico e mutável, ,e de que a perfeição, a saúde e a felicidade estão no equilíbrio.

                                          BA-GUÁ

Ba-Guá é conhecido como o Grande Símbolo do Feng-Shui, pois é como se fosse uma bússola que ajuda em casa, no carro e no trabalho, a harmonizar o amor, riqueza e felicidade. O Feng Shui é a arte milenar chinesa da organização do espaço, e dentro desta arte os talismãs têm desempenhado um papel muito significativo. É considerado o mais promissor talismã que podemos receber de um chinês. Dividido em oito áreas ou cantos chamados guás, cada um deles encerra uma área diferente da vida e seus respectivos espaços físicos: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. Este modelo, com o simbolo do Tao ao centro, ladeado pelos oito trigramas básicos do I Ching (K’an, Ken, Chen, Sun,Li, K’un, Tui e Ch’ien) duplica e reforça a energia vital "Chi".

                                          PENTAGRAMA 

Símbolo antiquíssimo, representa os 4 elementos, mais a quintessência espiritual. Por isso é considerado o símbolo do ser humano. Para os pitagóricos, era um símbolo sagrado que mostrava a harmonia entre o corpo e a alma, sendo considerado expressão da vida sã. O pentagrama há muito vem sendo usado como uma potente proteção contra energias negativas, um símbolo que protege quem o usa e ao seu lar.

 

 

                                           LABIRINTO DE AMIENS

Réplica do desenho existente no piso da Catedral de Amiens (França). Em seu centro encontramos poderosas energias com vibrações de até 18.000 angstrons (a mesma vibração encontrada na Câmara do Rei na Grande Pirâmide do Egito). É uma energia poderosa, que permite o restabelecimento da saúde física e psíquica. O labirinto atua como catalisador das energias telúricas que em conjunto com as vibrações cósmicas, cria um ambiente perfeito e sagrado de meditação, introspecção e harmonia.Modo de Usar: Em radiônica, colocar o testemunho e o objetivo a ser alcançado, por 3 horas no Decágono e após vitalizado, colocar no centro do Labirinto por mais 10 horas. Repetir a operação quantas vezes for necessária. Colocado na sala, servirá de proteção contra vibrações negativas, principalmente de visitas indesejadas. Para energizar a água, coloque um copo com água sobre o Labirinto durante a noite e tome a água em jejum. Poderá também ser colocado embaixo do bebedouro para vitalizar e energizar a água. Para rejuvenecer as células mortas da pele, espinhas, rugas, etc., passar a água energizada no rosto. Para insônia e desdobramento astral, colocar a noite o gráfico debaixo do travesseiro.

                                           HIRANYA

Este poderoso gráfico, é a representação da famosa Bobina Hiranya, conhecida popularmente no Japão. É um acelerador de energias, dinamizador de alimentos e bebidas. Para isso, colocar o alimento no centro do gráfico (que se conserva acima do tempo normal). Utilizado para irradiar e impregnar ambientes com energias de gemas, pedras e cristais (colocadas no centro do gráfico),tem o poder de filtrar as energias de origem psíquica ou física e harmonizar o ambiente.

                                           HEPTAPENTAGRAMA

Todo pentagrama é uma representação do ser humano, que é composto dos 4 elementos conhecidos, mais o espírito. Neste poderoso símbolo de saúde e proteção, o pentagrama está rodeado pela estrela de sete pontas, representando os sete arcanjos, os sete globos, as sete direções cósmicas, as sete vitalidades da criação, etc.

 

 

 

                                           ABRACADABRA

Palavra mágica que foi muito usada na antiguidade como fórmula de poder e proteção. Sua origem é hebraica, e o poder mágico a ela atribuído é de natureza dupla: Tanto fonético como gráfico. Simboliza o poder sobrenatural. É geralmente inscrita dentro de um triângulo invertido.

                                       

 

                                           ANKH

Também conhecida como "Cruz Ansata", é um antigo símbolo egípcio que simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. É usada por vários bruxos contemporâneos em encantamentos e rituais que envolvam saúde, fertilidade e adivinhação.

 

                                         HRIM

Mantra da deusa Tripura-Sundari denota a unidade dos princípios macho e fêmea, harmoniza casais em conflito.Usar sob um testemunho para criar influência a distância ou, afixado numa parede para impregnar ambientes.

 

 

 

                                           SRIM

Mantra original da Deusa Lakshmi, princípio da plenitude e fortuna.Deve ser usado para atrair a prosperidade, a boa sorte ou ajudar a manter os bens já adquiridos.Usar sob um testemunho para criar uma influência a distância ou, afixado numa parede para impregnar ambientes.
                                                   KLIN
 
Mantra original que simboliza o eterno aspecto do amor. Eficiente em casos em que se deseja fomentar uma melhoria na vida sexual, manter a estabilidade em relacionamentos afetivos, aumentar a atraþòo e o desejo entre os pares

                                          OLHO DE HÓRUS

 Antiquíssmo, esse é um poderoso símbolo egípcio de proteção, também usado para adquirir sabedoria, saúde e prosperidade. Representa o olho divino do deus Hórus, as energias solar (olho virado à direita) e lunar ( à esquerda), os cinco sentidos humanos mais o sexto (pensamento / intuição), nos lembrando que devemos saber utilizá-los com sabedoria e equilíbrio, em sintonia com a mente universal.Simboliza a proteção espiritual e também o poder clarividente do Terceiro Olho.



                                                 TETRAGRAMMATON 

Símbolo esotérico que expressa o poder de DEUS sobre a natureza.Contendo em si a somatória dos diversos símbolos que o compõe, passa a ser um Yantra de proteção dos mais poderosos que existem.Simboliza o tempo e o espaço, os ciclos de existência, tudo que nasce cresce se reproduz e desaparece. Simboliza também força da vontade prevalecendo sobre a matéria.Colocar o adesivo na porta da casa, escritório, carro, bolsa, etc.Afasta as energias negativas e dá proteção divina para aqueles que usam.

                                          JEOSHUA

Nome cabalístico de Jesus. Formado por 4 letras hebraicas. , Ós quais os estudiosos na ßrea atribuem muita energia e que significam "O nome de Jesus nos Céus". IInscrito em losango, esse nome é símbolo sagrado. Pode ser usado como talismã e proteção contra o baixo astral e visitantes indesejados, quando carregado no bolso ou colocado no lado de dentro da porta.Na prática de meditação, num local tranqüilo, sem ser interrompido, acomodado confortavelmente e na penumbra, acenda uma vela de maneira que sua chama ilumine o desenho. Fixe o olhar nele, observando com a máxima atenção. Isto o ajudará a expandir a sua consciência e então... Comece a meditar.

                                          TRIQUETRA

Triquetra é um simbolo originário das tradições Celtas. É em primeiro lugar um símbolo de trindades. Representa todos os fenômenos de natureza tríplice como, nascimento, vida, morte; presente, passado, futuro; corpo, alma espírito. O Yin, Yang e Tao da filosofia Taoísta, o Mercúrio, Enxofre e Sal dos Alquimistas. A trindade Hindu (Brahma, Vishnu e Shiva), a Cristã e outras.Era muito usado pelos celtas devido o seu enorme poder de proteção. Encontrado inscrito em pedras, capacetes e armaduras de guerra, era interpretado como a interconexão e interpenetração dos níveis Físico, Mental e Espiritual. O círculo no meio, assim como no pentagrama, representa a perfeição e a precisão.Ele representa as três faces da mulher, considerada a expressão máxima da natureza: a anciã, a mãe e a virgem. usado como talismã, esse objeto atrai as três principais qualidades femininas – ou seja, a intuição, a ternura e a beleza – e ajuda a obter proteção contra todos os males.

FONTE: luzazulartgraf.blogspot.com

TUTANKAMON

Tutankamon - Imagem Viva do Deus Amon









Tutancâmon, ou Tutankhamon, Tutankamon ou melhor, Tut-ankh-Amon era um faraó da 18ª dinastia quase que desconhecido, cujo nome tinha sido riscado das listas reais. Morreu por volta de 19 anos de idade, em 1324 a.C.



Acredita-se que Nebkheperure Tutancaton tenha sido filho de Amenófis IV (Akhenaton) e sua esposa Neferneferuaten Nefertiti. Sabe-se com certeza que ele viveu no período amarniense, em que a capital do Egito foi transferida para Amarna e a religião adquiriu caráter monoteísta.


Por volta de nove anos de idade, Tutancâmon teve que começar a reinar um país poderoso e que havia acabado de sair de uma "revolução". O jovem menino era filho do espirituoso Akhenaton, sendo seu nome Tutancaton; depois que entrou no poder os sacerdotes de Amon obrigaram-no a reinstituir o politeísmo e mudar o nome para Tutancâmon. Era casado com sua irmã Ankhesenaton, que também mudou o nome para Ankhesenamon.

Eles se casaram muito jovens e as cenas e objetos encontrados na tumba mostram o casal em casa, caçando e pescando juntos, e há até cenas de carinho entre ambos.


Trono de ouro: uma das 5000 peças encontradas na tumba do faraó Tutancâmon



Envolta em mistério que se perpetua nos nossos dias, Ankhesenamon perde seu amado e fica a mercê de uma corte com fome de poder, pois a jovem rainha havia tido um aborto ( novas descobertas levam a crer de que se tratava de filhas gêmeas que nasceram mortas.) e não tivera mais filhos com Tutancâmon . Os dois pequenos fetos foram embalsamados e depositados na tumba do jovem pai faraó.


Ankhesenamon vendo sua posição real em perigo, escreveu uma carta ao rei Hitita Suppiluliuma, pedindo que enviasse um de seus filhos para que ela pudesse desposá-lo, tornando-o faraó do Egito.



A proposta era tentadora, mas como os Hititas sempre foram grandes rivais do Egito na Antiguidade, foi estranho que Ankhesenamon tomasse tal atitude, a não ser que estivesse realmente desesperada.



Segue abaixo trecho da carta encontrada em fragmentos de documentos Hititas:

Meu esposo está morto. Eu não tenho filhos. Ele dizem que vós tendes muitos filhos. Se puderes envia-me um de seus filhos e eu farei dele meu esposo."

O rei Suppiluliuma achou que a carta poderia ser algum tipo de truque. Porque a rainha do tão poderoso Egito estaria se curvando ao seu maior inimigo?


A rainha torna a escrever mais uma vez ao rei Hitita:

"Se eu tivesse um filho, acredita que eu estaria escrevendo a um rei de uma terra estrangeira? Aquele que foi meu esposo está morto. Eu não tenho filhos; não quero tomar nenhum de meus servos como meu marido. Eu escreví somente a seu país e a nenhum outro. Dizem que tendes vários filhos, então envia-me um deles e farei dele o rei do Egito."

Suppiluliuma finalmente confiou em Ankhesenamon . Enviou então seu quarto filho, Zannanza, para que desposasse a jovem egípicia. Sabe-se somente que o príncipe hitita tinha por volta de vinte e poucos anos, porém ele nunca chegou a terra do Egito. Seu pai recebeu uma carta após alguns dias de sua partida dizendo que Zannanza havia sido assassinado.

O que aconteceu depois?

Só sabemos que Ay, o Sumo-Sacerdote, sucedeu Tutancâmon como rei.

Após toda essa trama palaciana o que sabemos sobre a nossa rainha Ankhesenamon?


O que chegou até nós foi a figura da rainha nas poucas cenas na Tumba de Ay, o que sugere que ela se casou com ele realmente, apesar de Ay já possuir uma primeira esposa e ser como se fosse um servo para a rainha, como Ankhesenamon menciona na carta ao rei hitita.


E depois?



Bem, ela desaparece misteriosamente da história do Egito, não há inscrições em papiros ou em tumbas e templos da época... Nada.

Isso nos faz crer na hipótese de que ela tenha sido morta e que Ay a usou para chegar ao trono. Mas toda essa trama não lhe rendeu grandes resultados: o velho Ay morreu após três anos no poder. Após sua morte, ele foi substituído pelo chefe militar Horemheb, que, antes, fora General e Conselheiro de Tutancâmon. Ele usurpou os monumentos de Tutancâmon, dos quais raspou o nome do seu predecessor para colocar o seu. Após 26 anos de reinado, cedeu a seu vizir Ramsés I, pai de Set I, avô de Ramsés II.


AS TUMBAS


Os primeiros faraós haviam erguido sobre seus túmulos verdadeiras montanhas de pedra - as pirâmides - já que os egípcios acreditavam que era muito importante que o corpo descansasse em local especialmente preparado para esse fim. Também se tornava necessário fornecer à múmia tudo o que fosse necessário a sua viagem para o além, e no caso de personalidades poderosas ainda se colocavam ricos tesouros. Assim, a própria ostentação do monumento era a causa da sua perdição, pois se tornava alvo de saques e destruição.


No início da XVIII dinastia, não existia no Egito uma só tumba real que não tivesse sido violada, o que representava um problema para o faraó que desejasse planejar sua última morada. Por isso, Tutmés I (1545-1515 a.c.) resolveu recorrer à discrição. Para tanto escolheu um vale que possuía proteção natural com difícil acesso que ficou mais tarde conhecido como o Vale dos Reis.

Os faraós que ali procuravam sua vida eterna ficavam sob a proteção de uma montanha com a forma de pirâmide.

O primeiro túmulo foi escavado em rocha viva pelo arquiteto Ineni, que assim relatou sua tarefa nas paredes da capela funerária:

Supervisionei os trabalhos da tumba de Sua Majestade; só eu, ao resguardo de todos os olhares, ao resguardo de todos os ouvidos."

Esses trabalhos eram executados por um exército de trabalhadores que com suas famílias residiam numa vila ali perto criada, Der-el-Medina.


Tutmés lançara uma novo plano de habitação aos ricos monarcas de sua dinastia, bem como aos da XIX e os da XX, assim, foram todos enterrados nesse vale.





Decadência

A construção de túmulos secretos não salvou as múmias dos faraós da profanação, pois os ladrões adquiriram experiência e agiam depressa. Durante milênios, bandos organizados procuravam e encontravam os tesouros dos faraós. Portanto, quando no começo do século XIX os arqueólogos começaram as escavações científicas no Vale dos Reis, encontraram somente tumbas saqueadas.

Descoberto pelo arqueólogo inglês Howard Carter em 1922, o túmulo do faraó Tutankhamon é um dos maiores achados arqueológicos da história. A tumba em si não é grande, sendo composta de pequenas salas anexadas, mas a quantidade de artefatos encontrados é de valor inestimável. É a única do Vale dos Reis que ainda abriga a múmia do faraó. Desde a década de 80, no entanto, está fechada ao público.

CURIOSIDADES

Tutancâmon parece ter sido enterrado às pressas em local secreto. O pequeno túmulo, composto de um corredor e de três câmaras, cada uma do tamanho do quarto de um apartamento atual, estava tão atulhado de móveis e objetos de arte que Carter levou quase três anos para chegar à múmia.

Três equipes de peritos - egípcios, franceses e norte-americanos - reconstruíram modelos separados mas semelhantes de como seria o rosto do faraó utilizando imagens de tomografia computadorizada. Os franceses e os egípcios sabiam quem estavam recriando, mas a equipe dos Estados Unidos não foi informada de onde vinha o modelo do crânio analisado.

Modelo Reconstruído Busto de madeira encontrado na tumba

A múmia de Tutancâmon foi retirada da tumba em janeiro pela primeira vez desde sua descoberta, há mais de 80 anos. Um grupo de cientistas recebeu autorização para passar o faraó por uma sessão de tomografia computadorizada que ajudará a revelar alguns mistérios. Um deles é a causa de sua morte.

Alguns arqueólogos acreditam que Tutancâmon tenha sido assassinado porque objetos em sua tumba indicam que seu sepultamento foi feito às pressas. A tomografia poderia revelar sinais de um eventual golpe, por exemplo, além de ajudar a esclarecer a idade que ele tinha quando morreu (hoje estimada em 17 anos). Uma imagem de raio X tirada em 1969 mostrou fragmentos de ossos no crânio da múmia, mas não permitiu concluir se isso foi a causa da morte. A tomografia oferece nova esperança porque é mais precisa e é capaz de construir imagens tridimensionais.



A hipótese de assassinato surgiu pelo fato de Tutancâmon ter sido o último faraó da dinastia. Após sua morte, ele foi substituído pelo grande sacerdote Ay, e depois pelo chefe militar Horemheb que, após 26 anos de reinado, cedeu a seu vizir Ramsés I.

Em uma das cenas do mural que decora a câmara onde se encontra a tumba, uma das poucas pinturas encontradas no local, pode-se observar o sacerdote, que é identificado pelo uso da pele de animal, praticando o ritual da abertura da boca. Para os arqueólogos isso é bem incomum, pois esse ritual só era efetuado pelo herdeiro do trono.

O que é abertura da boca?


É um ritual que serve pra devolver os sentidos ao morto antes da sua viagem a outra vida... Que estranho,não? Mas a religião do antigo Egito tem os seus encantos.



A MALDIÇÃO DA TUMBA EXISTE ?



A maldição da tumba da múmia do faraó Tutancâmon, que supostamente teria matado muitas das pessoas envolvidas na abertura da tumba do faraó há 80 anos, é um mito.



O British Medical Journal descobriu que, ao contrário da lenda que se criou em torno da múmia de Tutancâmon, a maior parte dos presentes durante a abertura de sua tumba, em 1922, viveu por muito tempo.



"O mito foi quase que certamente gerado por jornais rivais que foram afastados da descoberta do século, quando direitos exclusivos foram dados ao The Times de Londres", afirmou o autor da pesquisa, Mark Nelson, da Universidade Monash, em Melbourne.



De acordo com o arqueólogo Howard Carter, que liderou a equipe que descobriu a câmara funerária, 25 pessoas estavam presentes quando a tumba foi aberta. Eles encontraram a múmia do faraó completa com uma máscara de ouro e um tesouro de artefatos de ouro.



A descoberta foi notícia em todo o mundo e fez a arqueologia virar notícia de capa pela primeira vez. Mas quando o patrocinador de Carter, Lord Carnarvon, morreu algumas semanas após a abertura da câmara, nasceu a lenda da maldição. O lord na verdade morreu em conseqüência de uma picada de mosquito e sua saúde nunca foi boa depois que sofreu um grave acidente de carro na Alemanha.

O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM




Antes de iniciarmos estas lições sobre as glândulas de secreção interna, será bom revermos rapidamente a origem e a constituição do homem.



Nunca houve nem há nada no Universo além de espírito puro. Porém, existem duas formas ou pólos do Espírito: um positivo, ativo, dirigente e o outro negativo, passivo, receptor, assimilador. Essa substância-espírito, com seus dois pólos positivo e negativo trabalhando em conjunto, é tudo e produziu tudo que há, desde a terra até Deus. Toda a criação está em modificação constante e tem por meta a perfeição. O pólo positivo do Espírito manifesta-se como energia, o negativo age como condutor daquela e os dois produzem a vida e a forma. A forma é produto do Espírito e traduz a sua ais baixa vibração. Ambos, forma e espírito, evoluem lado a lado.



Deus, o criador do nosso Sistema Solar, tem em Si três grandes poderes dinâmicos que, por falta de melhor nome, designamos como: Vontade, AmorSabedoria e Atividade. Quando pôs em ação essas f orças e as ordenou, Deus criou nosso Sistema Solar e tudo que nele contém.




O fim último a ser atingido pela Suas criaturas é a reintegração na Divindade. Cada indivíduo trazido à existência por este poderoso Ser, tem, em s~ potencialmente, todos os poderes do seu Criador, inclusive a Epigênese, o poder do Espírito para fazer algo inteiramente novo. O trabalho de cada um consiste em expandir essas potencialidades em forças dinâmicas como as do nosso Grande Progenitor. No homem falamos dessas potencialidades como Espírito Divino, Espírito de Vida e Espírito Humano, o que não significa que o indivíduo tenha três espíritos, mas que o homem como puro espírito tem em si três grandes poderes-espírito.




Esses poderes latentes podem ser desenvolvidos por duas maneiras: por meio dos seus próprios esforços e pelo auxílio dos outros, principalmente daqueles Grandes Seres que estão além do homem no caminho da evolução.




Tal como é necessário alimento para manter e desenvolver o corpo físico, também é preciso alimentar os corpos vital e de desejos. o corpo vital toma seu alimento diretamente do Sol: pelo Baço etérico de cada indivíduo é normalmente atraída tanta força vital do Sol quanta seja necessária. No mundo de Desejos há uma essência correspondente ao fluido vital que sustém o corpo vital; desse elixir de vida o corpo de desejos satura-se enquanto o corpo denso dorme.





O TRABALHO INDIVIDUAL DO ESPÍRITO





Não foi possível o Espírito desenvolver seus poderes enquanto não construiu seus três veículos inferiores, os Corpos denso, vital e de desejos. É deles que o Espírito obtém o alimento com o qual nutrirá e desenvolverá seus poderes potenciais.





Este alimento-essência é chamado alma. Do corpo denso, o Espírito extrai, automaticamente, a <> mediante a ação reta em relação aos impactos externos, pelas experiências e observações. Este pânulo ou alimento desenvolve as potencialidades latentes do Espírito Divino em poderes dinâmicos que se manifestam como vontade, inteligência, conhecimento, a força positiva do seu ser, o princípio paterno, o poder fazer.




Pela discriminação em relação ao importante, o essencial, e as coisas reais da vida e o que não é importante, não é essencial nem real, o Espírito extrai automaticamente o alimento essência do corpo vital, a Alma Intelectual, com a qual alimentará e desenvolverá, em poderes dinâmicos, as potencialidades do Espírito de Vida que são imaginação, intuição, poder receptor, poder de assimilar, o poder maternal e a natureza do amor.




Pelo domínio dos instintos animais, por meio da devoção guiada por sentimentos elevados e sublimes e pelas emoções geradas pela reta ação e experiências purificadoras o Espírito extrai automaticamente a Alma Emocional - o alimento essência do corpo de desejos para em seguida nutrir e desenvolver as potencialidades do Espírito Humano, que são poder criador (físico e mental), fecundação, expansão, germinação e crescimento, desenvolvendo-se em forças dinâmicas sob o domínio da vontade.




Multa ajuda vem sendo dada ao indivíduo pelos Grandes Seres através das glândulas endócrinas a respeito das quais vamos estudar. Uma glândula é formada por uma massa celular; esta é composta por uma substância densa, incolor, gelatinosa, chamada protoplasma. Cada glândula pode ser comparada a um laboratório no qual as células são os operários, e o produto do laboratório é a secreção.





As glândulas endócrinas não têm aberturas, tubos, nem condutos para excretar suas secreções. Descarregam-nas diretamente no sangue e nos vasos linfáticos que as permeiam. As glândulas de secreção interna são chamadas glândulas endócrinas ou glândulas produtoras de hormônio. Endócrina é, com efeito, a palavra mais conveniente, por referir-se tanto à secreção como para a glândula, mas a palavra hormônio refere-se especificamente à secreção interna e não à glândula. O hormônio é uma substância formada em um órgão do corpo que é levada por intermédio do sangue a outro órgão onde produz um efeito estimulante. A palavra deriva-se do verbo grego, cujo significado é estirnular ou pôr em movimento. Sem suprimento do fósforo endócrino, fornecido pela glândula Tiróide, nenhum cérebro funcionaria. A pulsação do coração cessaria no momento em que deixasse de ser suprido com a secreção das Supra-Renais. Tem havido casos de pessoas com corações considerados <> e que, depois de estimulados por hormônios das supra-renais, pulsaram novamente com ritmo regular.





O estudo científico das glândulas de secreção interna foi iniciado há menos de cinqüenta anos, e a maior parte dos conhecimentos que delas temos foi adquirido durante os últimos vinte anos. Todavia, o que os cientistas ainda não descobriram é que as glândulas de secreção interna, em principio, não pertencem ao corpo físico. São expressões do corpo vital, diferenciadas e cristalizadas até a densidade apropriada para desempenharem certa espécie de trabalho. As glândulas e o sangue são manifestações especiais do corpo vital. Embora cada uma das glândulas tenha um trabalho específico a realizar, todas elas trabalham em perfeita harmonia quando normais e em boa saúde. As glândulas de secreção interna são de interesse particular para os estudantes do ocultismo, porque podem ser chamadas em certo sentido, <> na cruz do corpo e por estarem intimamente relacionadas com o desenvolvimento oculto da humanidade.




As principais glândulas de secreção interna são: a Pineal, a Pituitária, a Tiróide, a Timo, o Baço e as duas Supra-renais. As Supra-renais, o Baço e a Timo pertencem à personalidade ao passo que a Pituitária e a Pineal se relacionam com o lado espiritual da natureza humana. A Tiróide constitui o elo entre os dois grupos de glândulas.



AS SUPRA-RENAIS



Iniciaremos o estudo das glândulas com as supra-renais. São duas glândulas com o formato aproximado de barrete frígio cobrindo a parte superior dos rins. Identificam-se facilmente pela sua gordura amarelada. Por séculos essas importantes glândulas não foram reconhecidas como partes ou órgãos separados dos rins. Na infância e na juventude são relativamente maiores, mais proeminentes que no adulto. Em qualquer idade, a quantidade de sangue que passa pelas supra-renais é muito grande comparada com o seu tamanho. O grande valor dessas glândulas não pode ser subestimado, a sua importância na economia do corpo será melhor compreendida quando verificamos que a morte ocorre imediatamente após a possível ablação.



Cada supra-renal é dupla, composta de um córtex ou camada exterior e uma medula ou camada interna. o córtex é constituído do mesmo tecido existente nos órgãos masculinos e femininos de reprodução. O mesoderma que forma a camada média da célula embrionária é o folheto ancestral comum, o que demonstra quão intimamente estão relacionadas as supra-renais e os órgãos de reprodução.




A medula ou porção interior dessas glândulas é desenvolvida a partir do ectoderma, camada ou folheto exterior da célula que forma o embrião. Esse é o mesmo tecido que forma o sistema nervoso simpático. o tamanho das supra-renais é variável, porém de um modo geral em relação a sua dimensão é de mais ou menos 7 centímetros e meio de comprimento, 3,75 em de largura com um peso de sete gramas. Em relação aos seres humanos o seu córtex (camada exterior) é maior do que a dos animais.




O córtex da supra-renais contém bastante substâncias geradoras de fósforo da mesma espécie existente no sistema nervoso cérebro-espinal, mais do que em qualquer outra glândula ou tecido não nervoso do corpo. Durante a vida intra-uterina as supra-renais são maiores e distintas. Na primeira metade do segundo mês são duas vezes maiores do que os rins. Esse tamanho relativamente grande (que se verifica apenas no feto humano e não nos animais) é devido a expansão do córtex. Se essa predominância do córtex sobre a porção medular não ocorresse no feto humano, isto é, se a proporção permanecesse como nos animais, o cérebro não se desenvolveria convenientemente e seria gerado um monstro sem nenhuma capacidade de entendimento.




A secreção do córtex é chamada cortina ou corticoesterona.1 Esta secreção estimula um crescimento sadio do cérebro e das células sexuais, desenvolve grande concentração mental e vigor físico, gerando uma vigorosa constituição muscular e nervosa. Atua sobre a pigmentação da pele diminuindo sua sensibilidade à luz. Em certas doenças do córtex das supra-renais a pele torna-se escura, pigmentada ou bronzeada, o que caracteriza a conhecida enfermidade de Addison. A cortina neutraliza os ácidos formados no corpo durante a digestão. Se tais ácidos não fossem neutralizados a vida dos tecidos terminaria rapidamente.



A remoção do córtex de supra-renal influi profundamente na química do sangue , notadamente no conteúdo dos cloretos do ácido fosfórico solúvel e íons ácidos (um íon compõe-se de um ou mais átomos e transporta uma carga unitária de eletricidade ou força vital).



O córtex supra-renal tem íntima relação com a massa cinzenta do cérebro, com o sexo e a química do sangue. Um córtex defeituoso significa um cérebro e um sistema nervoso deficientemente desenvolvidos. Tão íntima é a relação entre o cérebro e o córtex que nunca se desenvolve um cérebro humano normal sem um córtex supra-renal normal. Note-se que o córtex está também correlacionado ao sistema nervoso voluntário.



A medula ou parte interna das glândulas supra-renais, contém numerosas células idênticas às do sistema nervoso involuntário ou simpático.



A secreção da medula é uma substância nitrogenada chamada Adrenalina, que é um poderoso estimulante do coração com efeitos restauradores sobre o corpo. A porção da Adrenalina contida na medula, no sangue saldo das supra-renais e na circulação em geral é mínima, na proporção de uma para vinte milhões, ao passo que a porção armazenada nas glândulas em reserva, é cerca de cem mil vezes maior. As emoções, profundas causam abaixamento da adrenalina nas glândulas e aumento no sangue. O desgosto, a irritação, especialmente o medo e a cólera, ocasionam uma descarga das glândulas na circulação. O aumento de Adrenalina no sangue determina um enorme aumento de vigor e tensão do sistema nervoso. As células nervosas tornam-se mais sensíveis ao estímulo, o fígado envia mais açúcar ao sangue, e maior número de glóbulos vermelhos no sangue entram na circulação vindo do fígado e do baço. Provoca também uma redistribuição de toda massa sangüínea; grande quantidade de sangue é retirado das vísceras e mandada ao cérebro e aos músculos ligados ao esqueleto. O coração pulsa mais forte, os olhos podem ver melhor, a audição se apura, a respiração fica mais rápida, a temperatura sobe e a pele fica úmida e gordurosa. Em caso de medo os pelos se eriçam e os cabelos ficam em pé.



Esta Adrenalina extra no sangue produz uma ação reforçadora das propriedades nutritivas do sangue, do tônus dos músculos e da atividade do cérebro e do sistema nervoso simpático.



Enquanto as supra-renais estimulam os músculos externos, produz-se efeito oposto nos órgãos digestivos: a digestão paralisa-se, porque toda atenção do Ego fica inteiramente concentrada em outra linha de ação. Aliás, é suspensa a atividade de tudo que não tenha relação com aquilo em que, nesses momentos, o Ego se focaliza.



Em certas pessoas de meia idade uma elevada pressão sangüínea acompanhada de grande capacidade para o trabalho são conseqüências de um superdesenvolvimento do córtex da supra-renal. As glândulas supra-renais, também chamadas as <> são masculinas nas suas manifestações. Na mulher em que se desenvolveu excessivamente o córtex da supra-renal há certo grau de masculinidade que, em maior ou menor grau, neutraliza a influência especificamente feminina da secreção interna dos ovários. Tais mulheres tem vigor e energia acima do normal e dominam posições de responsabilidade na sociedade, não apenas entre as mulheres, mas também entre os homens. Têm probabilidade de se tornarem políticos profissionais, advogados, banqueiros, capitães de indústria e diretores de negócios.



Em presença de uma crise, as supra-renais funcionam como glândulas de combate. Quanto mais combativo for o indivíduo ou o animal, tanto maior atividade supra-renal terá. As supra-renais são glândulas da energia, das emergências, da disposição.



A Adrenalina, a secreção da medula, é substância muito usada para a mobilização imediata da energia do corpo. Tem ação reforçadora sobre toda a organização física: aumenta o vigor, o estado de alerta, as atividades físicas e mentais, dá força no combate e rapidez no ataque.



A ação da Adrenalina é tão poderosa que em solução de 1 por 1 milhão, produz reação fisiológica. Seu efeito nos pequenos vasos sangüíneos é tão intenso que uma solução fraca, aplicada localmente, faz parar rapidamente uma hemorragia. É usada freqüentemente em pequena cirurgia para prevenir excessiva perda de sangue, devendo as injeções ser repetidas por ser passageiro o seu efeito. Sendo a atividade da Adrenalina regulada pelo sistema nervoso simpático ou involuntário, a estimulação daqueles nervos ao longo da coluna vertebral aumenta a sua secreção. A repetida excitação, emoção, cólera, etc. podem exaurir a reserva de Adrenalina. Se, ante uma secreção insuficiente, não houver para as glândulas se recuperarem um intervalo de tempo entre as solicitações de secreção, resultará deficiência temporária ou crônica das glândulas. Em pessoa assim afetada, aparece a fadiga, sensibilidade ao frio, mãos e pés frios (alguns pontilhados de vermelho-azulado) perda de apetite, de gosto pela vida e instabilidade caracterizada por indecisão, tendência a inquietação e para chorar à menor provocação.



A deficiência nervosa pode, algumas vezes, ser atribuída à falta de resposta das supra-renais às necessidades da vida diária. Em certos casos, perde-se totalmente a elasticidade mental e física, e o menor esforço em qualquer direção causa tanto cansaço que se torna inútil. Algumas vezes em tais sofredores, obcecados pela idéia de que perderam completamente seus nervos, os acontecimentos mais triviais causam-lhes enorme temor. Este estado vacilante da mente é tão penoso que às vezes traz pensamentos de suicídio.



Em determinadas perturbações das glândulas supra-renais, especialmente quando existem tumores que abastecem o sangue com doses maciças de secreção, aparecem fenômenos sexuais peculiares bem como anomalias e irregularidades no desenvolvimento geral. Se a doença está presente no feto, manifestando-se antes do nascimento, pode desenvolver-se a condição de pseudo-hermafroditismo (a pessoa, aparentemente, não realmente é hermafrodita. ]Isto se observa nos animais que têm glândulas de um sexo enquanto os caracteres genitais opostos, no todo ou em parte, estão presentes). O indivíduo pseudo-hermafrodita, se mulher, apresenta em maior ou menor extensão, caracteres físicos e hábitos de outro sexo, o que faz ser tomado por um homem, embora, na realidade, seus órgãos geradores sejam os ovários, muitas vezes são só descobertos quando examinados durante uma operação ou autópsia.


Se o processo mórbido do córtex da supra-renal surge depois do nascimento, a simetria e harmonia dos órgãos sexuais primários e das características sexuais secundárias não são afetadas. Dá-se, porém, uma curiosa aceleração da maturidade do corpo e da mente provocando uma puberdade precoce e outros espantosos efeitos. Uma menina de dois, três ou quatro anos de idade, dentro de poucos meses após o aparecimento da doença, começa a manifestar crescimento e aparência de uma moça de 14 ou 15 anos. Desenvolvem-se o físico, as qualidades mentais e os atributos de uma adolescente - uma criança enfeitiçada em púbere, por assim dizer.


Um garoto de 6 ou sete anos pode tornar-se rapidamente um homenzinho no decorrer de poucas semanas ou meses. Robusto, embora pequeno e atarracado, com bigode, com força muscular e capacidade sexual de um homem, com pensamentos de adulto. Um caso desses sucedeu com o menino Clarence Kehr de Toledo, Ohio. As Glândulas tiróide e supra-renais entraram em atividade da noite para o dia e transformaram-no de um menino comum em um jovem Sansão. Clarence nasceu em setembro de 1924 e até os 3 anos de idade foi aparentemente normal. Então, de um dia para outro, sua voz mudou de agudo infantil para barítono roufenho e seu corpinho começou a tomar aparência madura. Em breve tempo, começou a considerar como crianças seu irmão de 7 anos e sua irmã de 8, e procurava na vizinhança a companhia de rapazes de 14 e 15 anos. Clarence tinha enorme prazer por ter assim crescido, ter de se barbear, ser anormalmente forte a ponto de levantar 200 libras (90 quilos) de peso.